Biografia

Harry Shum Jr é um um ator, dançarino, produtor, escritor e diretor de ascendência chinesa, nascido em San José, na Costa Rica, no dia 28 de abril de 1982. Harry é mais conhecido mundialmente por seus papéis como o de Mike Chang na série Glee, da FOX, e de Magnus Bane, na série Shadowhunters, da Freeform.

A família de Harry se mudou da Costa Rica, onde ele e suas irmãs nasceram, para São Francisco na Califórnia quando ele tinha quatro anos.

“Eu sinto que tenho o melhor de muitos mundos. Falo cantonês e espanhol. O espanhol é, na verdade, minha primeira língua antes de ter aprendido cantonês e inglês”.

“É estranho que eu seja completamente chinês e tenha nascido em um país latino, mas eu adoro o fato de estar imerso nessa cultura desde pequeno, mantendo minhas raízes chinesas (…) eu acho que essas culturas compartilham muitas semelhanças como os valores da família e o amor pelo sabor  dos seus alimentos. Eu me considero um pouco latino.”

O interesse pela dança despertou quando Harry cursava o ensino médio, segundo ele tudo começou por causa de uma aposta com um amigo, mas ele viu na dança uma maneira de se expressar. Harry se formou em 2000, ficou um ano na Universidade Estadual de São Francisco, e então se mudou para Los Angeles para investir na sua carreira como dançarino. Em uma entrevista, ele disse que suas inspirações para se tornar dançarino foi assistir à artistas como Usher e Dru Hill antes de ser influenciado por grandes nomes do mundo da dança, como Michael Jackson e Gene Kelly.

Em Los Angeles Harry construiu sua carreira como dançarino e coreógrafo. A sua primeira aparição profissional como dançarino foi no ano de 2002 quando participou do BET’s Comic View. Já trabalhou com artistas consagradas como Beyoncé, Mariah Carey, Jennifer Lopez e Jessica Simpson. Ele também apareceu como dançarino em diversos comerciais de TV, como o de lançamento do iPod.

Sua carreira como ator começou em 2008, com o filme “Se ela dança, eu danço 2” e “Se ela dança, eu danço 3”. Em 2009 Harry conquistou um de seus maiores papéis na TV, como Mike Chang, um jovem apaixonado pela dança, na série Glee da emissora FOX. Em 2012 Harry interpretou o papel de Chaz Young, no filme “White Frog”.

Em 2015 a emissora Freeform anunciou que Harry iria interpretar Magnus Bane na série “Shadowhunters” uma adaptação da saga literária “Os Instrumentos Mortais”. Shadowhunters conquistou muitos fãs pelo mundo todos, e foi elogiada pelos críticos, principalmente pela representação da comunidade LGBTQ+ dentro da série. Em 2017 a Shadowhunters ganhou o prêmio GLAAD, em reconhecimento a abordagem e representação da comunidade LGBTQ+ dentro da série. Harry e Matthew Daddario compareceram à cerimônia para receber o prêmio.

Harry também estrelou o filme “O Tigre e o Dragão: A Lenda Verde” em 2016 no papel de Tiefang, e a websérie do YouTubeRed “Single By 30” , como Peter Ma.

No verão de 2017, entre as gravações de Shadowhunters, Harry foi até Singapura para dar inicio um novo projeto, a adaptação do livro Crazy Rich Asians para o cinema. Ele interpreta o papel de Charlie Wu. O filme está previsto para ser lançado no Brasil em outubro de 2018. Dando continuidade aos seus projetos como ator, em outubro de 2017, Harry gravou para o filme “Rota de Fuga 3” com Sylvester Stallone, ele chegou a postar em sua conta no instagram que “foi um sonho de infância realizado”. O filme está com lançamento previsto para 2020.

 Harry Shum Jr é casado com a atriz Shelby Rabara. O relacionamento começou em 2007, e eles se casaram em 2015. Atualmente o casal mora em Los Angeles, na Califórnia.